terça-feira, 2 de outubro de 2012

Brasil - Centenário de chegada do  Missionário Scalabriniano Pe. Cláudio Morelli à comunidade de Umbará, Curitiba.

Morelli
Em memorável evento religioso, eclesial e civil a Comunidade Católica de Umbará – Curitiba- lembrou, celebrou e festejou, no dia 30 de setembro de 2012, o centenário de chegada do grande missionário scalabriniano Pe. Cláudio Morelli.
Mais de duas mil pessoas brindaram e reconheceram o esforço dos organizadores com sua presença neste inusitado momento comemorativo.
Houve diplomação de professores, alunos, funcionários e arrimos de famílias pioneiras, que ainda fazem parte do legado vivo desta legendária Instituição de Ensino.
Entre outros comparecimentos alusivos, menção especial merece o Secretário de Educação e Vice-Govenador do Estado do Paraná Sr. Flávio Arns, assim como o Secretário de Governo Municipal, Luís Fernando Jamur, a quem coube a histórica missão de anunciar a bela e tão aguardada notícia do tombamento, por parte do Poder Público, do Colégio Pe. Cláudio Morelli como Patrimônio Cultural da Cidade de Curitiba, Estado do Paraná. Conforme a Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Curitiba, este reconhecimento permitirá à comunidade educacional o angario de fundos para sua necessária restauração e preservação.
Ao refazermos os caminhos da História, trazemos à memória o talentoso e corajoso Padre Cláudio Morelli. Figura emblemática que, dentre outras atividades, incentivou a formação das crianças e jovens na região. O Padre Cláudio Morelli, morreu aos 33 anos de idade; e, mesmo tão jovem, trabalhou incessantemente em favor do desenvolvimento da espiritualidade e do acesso ao conhecimento. Está sepultado no interior da igreja São Pedro e seu legado de integração, educação e fé continuam vivos em nossa memória e devem permanecer nas nossas atitudes. Foi enterrado no Cemitério Paroquial. E quatro anos depois, ao ser transferido para a Igreja Matriz seus restos mortais ainda estavam conservados, o que deu ensejo em favor de sua devoção e admiração pela população. Foi considerado, junto com o Padre Natal Pigato, um dos melhores missionários de São Carlos no Paraná.
Padre Cláudio Morelli incentivou o movimento das Filhas de Maria com as adolescentes do bairro, pretendendo incentivar nos jovens o cultivo da fé.  Inaugurou, em 1913, a escola paroquial para a qual chamou as Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus. Havia, nesse tempo, dificuldades que tornavam a continuidade e regularidade das turmas um grande desafio. Os professores vinham de fora do bairro, muitas vezes com o custeio da comunidade, passando por dificuldades de acesso, permanência e de estrutura física. Esse sacrifício também ocorria por parte dos próprios alunos que apresentavam problemas em manter assiduidade devido ao acesso e às condições de trabalho das famílias pioneiras. Essa história de doação e percepção do valor da educação se concretizou, mais tarde, com a iniciativa e trabalho obstinado da comunidade, na construção do prédio atual do colégio. Devemos aprender com essa história, para avançarmos na persistência com o cuidado de nossas crianças, adolescentes e jovens. Afinal de contas, os desafios continuam.
Em homenagem e reconhecimento a essa História e sua relevância para a comunidade é que o colégio anexo à igreja recebe seu nome. O Colégio Padre Cláudio Morelli, portanto, hoje tem um sentido construído ao longo do tempo. Esse sentido pode ser resumido num único termo: Comunidade. Evitemos abandonar esse trilho, uma vez que a mensagem de Jesus é, ela mesma, uma mensagem de fé, de compromisso e de preocupação com os pequeninos.
Munidos com a força da Palavra Viva de Deus, expressa nos acontecimentos da vida e nas ações humanas ao longo dos dias, buscamos luz e discernimento para o enfretamento dos desafios de hoje. Zelemos para que a instituição escolar se renove a cada dia que passa, que a sociedade reaprenda a valorizar os professores, que os governos entendam a importância da organização planejada para que os alunos possam aprender de forma sadia o ardiloso processo de construção de um mundo melhor. E roguemos a Deus pelas famílias, que se tornem espelho da família de Nazaré, na vigilância amorosa em relação aos filhos, no respeito cuidadoso em relação aos pais e na participação constante em iniciativas da vida social e eclesial.
No grande “sacrifício da vida” consagrada pelo tempo e missão, o pão e vinho, nascidos da uva e do trigo, envolvidos no habilidoso labor das mãos humanas, iluminados pelo conhecimento e sabedoria que brotam dos livros, dos professores e das nossas famílias, a exemplo do Padre Cláudio Morelli, queremos também oferecer nossas vidas, nossos sonhos e expectativas de um mundo melhor. Que a memória do Pe. Cláudio Morelli nos inspire na construção do Reino de Deus entre nós.
Parabéns à Comunidade educacional Padre Cláudio Morelli, particularmente à sua Direção, seu corpo docente, seus alunos, seus funcionários e todos os voluntários! Almejamos que sua vitalidade, sintetizada no cuidado e dedicação daAssociação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF), continue florescendo e produzindo frutos de maior consciência cidadã entre nós.
Escrito por Pe. Miguel Longhi, cs Pároco   
Ter, 02 de Outubro de 2012 07:24

Fonte: http://www.scalabrini.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário